Registro o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Maria Fernanda Coelho na presidência da Caixa Econômica Federal (CEF). A atuação desta pernambucana honrou o povo de Recife, sua cidade natal, de todo Pernambuco e do Brasil por sua competência e destreza na direção de um banco público de tamanha credibilidade.
O aumento do crédito para pessoas físicas e jurídicas, os avanços da Caixa na área imobiliária e o papel do banco na superação da crise financeira internacional são realizações de Maria Fernanda a frente da CEF. Chegamos ao final de 2010 com a marca de um milhão de financiamentos do programa Minha Casa, Minha Vida.
Fui testemunha, quando exercia o mandato de prefeita de Olinda, do seu desprendimento e disposição de trabalho para dar agilidade ao papel da Caixa junto aos municípios. Meus agradecimentos especiais à sua sensibilidade que contribuiu para levar o então presidente Lula para visitar a comunidade V8 e V9. Sua participação garantiu obras estratégicas, como a revitalização do Canal da Malária, obra que, de acordo com o ex-presidente, deveria mudar de nome devido a sua importância para a saúde pública e qualidade de vida daquela comunidade.
Diante da indicação de Maria Fernanda para a diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA), cadeira que o Brasil possui em conjunto com o Suriname, desejamos que se repita o sucesso que marcou sua carreira até agora, contando que o êxito nas suas realizações representam na outra ponta melhorias na qualidade de vida do povo brasileiro.
Breve Currículo
Maria Fernanda Ramos Coelho nasceu em Recife/PE, em seis de outubro de 1961. Graduada em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, se especializou em Finanças Empresariais e Gestão Pública (IBMEC), em Administração, Métodos e Técnicas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Excelência Humana pela UNIPAZ/DF.
Funcionária da CAIXA, desde 1984, fez carreira em diversas áreas da empresa. Em Recife, atuou como Gerente Geral em agências e como Gerente Regional da área de apoio ao Desenvolvimento Urbano. Desde 2003, em Brasília, assumiu a Superintendência Nacional da área de desenvolvimento econômico e social e a Superintendência Nacional responsável pelas estratégias e desenvolvimento empresarial da Caixa.
Em março de 2006, convidada pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro de Estado da Fazenda, Guido Mantega, assumiu a Presidência da Caixa. Foi Presidente do Conselho Diretor da Caixa, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Participações (CAIXAPAR), Vice-Presidente do Conselho de Administração da Caixa, Diretora do World Savings Banks Institute – WSBI Américas/Brasil e Membro do Conselho de Administração do Grupo Caixa Seguros e do Conselho Diretor da FEBRABAN.