Renildo Calheiros é empossado para segundo mandato

thumbnail_1357605185.jpg

thumbnail_1357605185.jpg

O prefeito reeleito de Olinda, Renildo Calheiros (PCdoB), tomou posse na terça-feira (1º), na Câmara de Vereadores da cidade.  

resize_1357605185.jpg

Quarto mandato consecutivo do PCdoB, o segundo vencido pelo prefeito no primeiro turno, Renildo explicou que a primeira gestão foi para viabilizar projetos e programas e que, agora, há recursos disponíveis suficientes para toda a nova gestão.
 
Antes da solenidade, Calheiros falou com a imprensa sobre as prioridades para o segundo mandato. “O que eu quero muito nesta gestão é estar mais perto do povo, nas ruas. Como muitas coisas já estão com orçamento aprovado, com recurso garantido, eu quero estar nas ruas tendo retorno da população sobre o que está sendo feito e o que precisamos fazer“, disse.
 
O comunista teve 102.295 votos, o que corresponde a 50,45% dos votos válidos, e venceu no primeiro turno. Renildo Calheiros destacou as obras de infraestrutura na cidade que serão priorizadas nesta gestão. Ele informou que estão reservados R$ 50 milhões para obras nas áreas com risco de desabamento, para evitar acidentes na época de chuva. O prefeito reeleito também prometeu investir na urbanização das comunidades de Sapucaia e Aguazinha, com atenção especial às obras de canais. Sobre o Carnaval, Renildo garantiu que está tudo pronto e que a organização da festa sofreu poucas mudanças.
 
A solenidade de posse começou por volta das 18h (hora local), com a presença de Anderson Gomes, representando o governador Eduardo Campos, e da ex-prefeita, Luciana Santos (PCdoB). Na cerimônia de posse, os vereadores fizeram o primeiro juramento, seguidos pelo prefeito. Dezessete vereadores compõem a Câmara; oito deles foram reeleitos. Lupércio Rodrigues (PV), o mais votado, deu posse a Calheiros. Depois dos cumprimentos ao gestor municipal, o prefeito começou o discurso de posse.
 
Ao fim da cerimônia, o prefeito e seus correligionários e apoiadores subiram a pé a Rua 15 de Novembro, para chegar à festa organizada na sede da Prefeitura. Bonecos gigantes, passistas de frevo e DJs animaram a noite.
 
Secretariado
 
No último dia do ano (31), o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, divulgou os nomes dos secretários que farão parte de sua equipe. Reeleito, extinguiu a Secretaria de Orçamento Participativo (OP), transformando-a em uma Secretaria Executiva dentro da pasta de Governo.
 
“Entendemos que o OP é uma ferramenta de diálogo e interação, não precisa ser uma secretaria”, explicou. O comunista disse, ainda, que haverá mudanças no formado do Programa. “Vamos rever a forma como a feita essa audição. Hoje muitos setores não têm presença no OP, então vamos fazer ajustes”. Ao mesmo tempo foram criadas duas novas pastas de Meio Ambiente e Segurança Urbana.
 
Olinda começa o ano com o total de 18 secretarias. Em sete, houve mudança de comando, cinco dos antigos secretários foram remanejados e assumiram outras secretarias. Apenas seis permaneceram. Todos foram comunicados das decisões pelo próprio Renildo Calheiros, durante o último final de semana. Nos próximos dias ele faz a primeira reunião com a equipe.
 
Diante de críticas pela demora em divulgar os nomes, o comunista respondeu que precisava desse tempo para finalizar o ano e manter o andamento dos trabalhos. “Quando quem vence é alguém da oposição, a pressa é necessária pois os novos secretários precisarão estar a par do que acontece. No meu caso, a preocupação era em não causar instabilidade e fazer com que todos trabalhassem até o final”, explicou-se.
 
Confira os nomes da equipe de Renildo Calheiros:
 
Secretaria de Patrimônio e Cultura
Lucilo Varejão Neto
 
Secretaria de Meio Ambiente
Roberval Veras 
 
Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos
Humberto de Jesus
 
Secretaria de Planejamento e Controle Urbano
Estevão Brito
 
Secretaria de Educação
Márcia Maria da Fonte Souto
 
Secretaria de Serviços Públicos
Manoel Sátiro 
 
Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude
Thales Vital
 
Secretaria de Transporte e Trânsito
Oswaldo Lima Neto
 
Secretaria de Comunicação
Elcio Guimarães 
 
Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia
Maurício Galvão de Medeiros
 
Secretaria da Fazenda e da Administração
João Alberto Costa Faria 
 
Secretaria de Assuntos Jurídicos/Procurador Geral de Olinda
César André Pereira da Silva
 
Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica
Sônia Calheiros
 
Secretaria de Obras
Hilda Wanderley Gomes
 
Secretaria de Saúde
Tereza Miranda
 
Secretaria de Segurança Urbana
Ubiratan de Castro Júnior
 
Secretaria de Governo
Luciano Moura
 
Chefia de Gabinete
Sidney Mamede
 
Fonte: NE10, G1 e Diário de PE
 

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *