
O encontro faz parte da programação da 65°SBPC e acontece na Tenda da Adufepe, ao lado da Biblioteca Central da UFPE

A pluralidade religiosa e sua relação com a identidade cultural do pernambucano é o mote inicial para o I Sarau Cultural promovido pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. O encontro contará com a participação do músico Silvério Pessoa, do reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, do pastor Paulo César e da percussionista e presidente do Ponto de cultura Coco de Umbigada de Olinda, Beth de Oxum. O I Sarau Cultural – Religiosidade e Cultura, acontece na próxima quinta-feira (25), às 16h, na Tenda da Adufepe, ao lado da Biblioteca Central da UFPE.
A ideia de realizar o Sarau partiu da necessidade de ampliar o debate sobre a cultura e aproximar a sociedade das atividades parlamentares voltadas para o incentivo e fomento à arte e à cultura. “Essa é uma maneira de sentir e estimular o diálogo entre a sociedade, os artistas e os poderes legislativos e executivos por ações que consolidem a cultura como uma política pública de estado”, diz Luciana Santos.
Além do bate papo, o espaço reunirá uma mostra fotográfica com o retrato da diversidade religiosa do estado e uma jam session para animar o publico após o debate.

Frente Parlamentar da Cultura – Lançada em abril de 2011, a Frente é um dos mais importantes colegiados do Congresso Nacional e reúne mais de 300 congressistas, que pretendem debater temas estruturantes para a consolidação das políticas públicas culturais no país. Em 2012 sua atuação foi decisiva para aprovação de projetos importantes como o Sistema Nacional de Cultura, o Vale-Cultura e a PEC da Música. Além da diretoria, a Frente conta com o apoio de um Conselho Consultivo composto por 19 representantes da sociedade civil, gestores públicos, movimentos sociais e instituições ligadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais.
Do recife,
Desirée Machado