O ato político-cultural de prestação de contas do mandato da deputada Luciana Santos foi marcado pela comemoração da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorreu no dia anterior da atividade, na quinta-feira (17). O colegiado acolheu parcialmente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 378, que tem a parlamentar como autora da ação. Entre os quatro itens analisados pelos ministros da Corte figura-se a anulação da eleição dos membros da comissão especial do impeachment.
A deputada que assumiu a Presidência Nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, em março de 2015, foi saudada pelos presentes por seu protagonismo na batalha contra a tentativa de golpe no país, que visa impedir a presidenta Dilma Rousseff de terminar o seu mandato. O reconhecimento da liderança de Luciana neste processo foi constatado com a presença de intelectuais, representantes da política estadual e nacional, dos movimentos sociais, de trabalhadores e de mulheres, entre outros setores relacionados à sua atuação parlamentar.
Destaca-se a presença do cantor e compositor, Fred Zero Quatro, da bancada federal do PCdoB, com a presença das líderes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Jandira Feghali (RJ) e Vanessa Grazziotin (AM), respectivamente. O deputado federal e vice-líder do governo, Orlando Silva (SP), a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Jô Moraes (MG), a deputada federal e pré-candidata à prefeita de Salvador, Alice Portugal (BA) e a deputada estadual Manuela D’Ávila (RS) vieram para prestigiar a festa.
Parlamentares de outras legendas também passaram na prestação de contas, como Senador Humberto Costa (PT/PE) e o vice-líder do governo Sílvio Costa (PTdoB/PE). Outras figuras da cena política de Pernambuco, como o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros e o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira, passaram no evento que ocorreu no Salão da Igreja do Carmo em Olinda.
Além das lideranças citadas acima, estiveram presentes integrantes do Comitê Central do PCdoB. O ex-presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, que entregou a presidência do partido para Luciana após 13 anos de mandato, o secretário de organização, Ricardo Abreu Alemão, o secretário de finanças, Ronald Freitas e o secretário de formação e presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro.
No Congresso Nacional, a deputada destaca que mesmo no cenário adverso foi possível garantir algumas conquistas. “Esse foi um ano intenso, de muitos embates no âmbito da política nacional e da defesa da democracia e do voto popular. Tivemos vitórias significativas como a aprovação do Código Nacional de Ciência e Tecnologia, do Direito de Resposta, do Estatuto do Artesão, da Lei da Biodiversidade… Esses são os temas que vamos discutir durante nosso encontro”, explica a parlamentar.
Como se tornou tradição nas atividades de prestação de contas do mandato, que acontecem no mês de dezembro, Luciana receberá antecipadamente os cumprimentos pelo seu aniversário. As comemorações dos 50 anos da parlamentar, no entanto, acontecerão um dia antes da data oficial para a nova idade, no dia 28/12, na sede do PCdoB de Olinda, Rua Manoel Borba, 431.
Crédito das fotos: Jan Ribeiro
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
ascom.deputadaluciana@gmail.com