Políticas públicas para artes cênicas foi tema de debate na 19º Janeiro de Grandes Espetáculos

thumbnail_1359139598.jpg

thumbnail_1359139598.jpg

Núcleo de Festivais busca um modelo de financiamento e gestão que se adeque às necessidades específicas dos festivais e aponte para uma estratégia de continuidade e consolidação

resize_1359139598.jpg

Debater amplamente a construção de uma política pública para os festivais de artes cênicas realizados no país. Essa foi a pauta do encontro realizado entre o Núcleo de Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, os deputados federais Luciana Santos (PCdoB-PE) e Paulo Rubens Santiago (PDT-PE) e o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes que ocorreu nesta quinta-feira (24) durante o Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, em Recife.
 
Composto hoje por oito dos principais festivais internacionais brasileiros, o Núcleo atua desde 2003 para a difusão das artes cênicas. No último ano, os festivais do Núcleo realizaram em todo país 825 apresentações e 165 atividades formativas em mais de 175 espaços – teatros, praças, etc. – para cerca de um milhão de pessoas.  Ainda que consigam alcançar números tão expressivos, os realizadores dos festivais acreditam que há uma lacuna em relação a uma política pública consolidada e que vislumbre ações e metas de longo prazo, destinada ao fomento deste segmento que desempenha papel estruturante e fundamental nas artes cênicas.
 
Durante a reunião, a deputada federal Luciana Santos declarou apoio ao Núcleo e ajudará a pautar o assunto junto aos deputados de sua bancada.
 
Janeiro de Grandes Espetáculos – Um dos maiores eventos das artes cênicas em terras pernambucanas e do Brasil segue com sua programação até domingo (27). Nesta 19ª edição, o festival trouxe uma novidade: além de acontecer simultaneamente em Recife, Olinda e Caruaru, o Janeiro aportou na cidade de Arcoverde, sertão do estado. O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), com programação distribuída em 118 sessões de espetáculos locais, nacionais e internacionais para adultos, crianças e na linguagem do teatro de rua, incluindo shows musicais, além de lançamentos de livros, seminário, debates, mesa redonda, palestras, sarau das artes, workshops, leituras dramatizadas, festas, entrega de prêmios e oficinas. A produção é assinada por Carla Valença, Paula de Renor e Paulo de Castro. Confira a programação completa no site do festival. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *