Foi em clima de muita unidade política que no ultimo domingo 29, o Comitê do PCdoB em Olinda elegeu em sua 15ª Conferência Municipal sua nova liderança com uma renovação superior a 30% e 400 novos filiados.
De acordo com a direção, o PCdoB em Olinda reuniu mais de 2.500 pessoas em 43 bases e 03 Plenárias Temáticas de Jovens, Mulheres e Diversidade, num total de 50 reuniões articuladas em torno dos 04 Comitês intermediários, 01 Institucional e 03 Zonais. Processo que reafirma com muita força a vitalidade do partido, sua capilaridade na cidade e seu prestigio entre os olindenses, com bases organizadas em praticamente todos os bairros da cidade e entre os militantes que atuam na frente institucional.
Para a diretoria do Partido de Olinda, durante o processo de mobilização percebeu-se não só a existência de uma militância sintonizada com o temário do 13º Congresso, mas também conhecedora dos problemas históricos da cidade valorizando o esforço que a administração municipal tem feito nesses 13 anos para mudar Olinda governando de mãos dadas com as forças aliadas e o povo da cidade.
“Desenvolvemos obras em todos os lugares, principalmente nas áreas da mobilidade urbana e de urbanização integrada, contando também com importantes intervenções na área da educação, saúde e no desenvolvimento social captando recursos e investimentos nunca antes vistos. Atualmente, Olinda está com o 3º melhor IDH-M do Estado, ficando atrás apenas de Recife e da paradisíaca ilha Fernando de Noronha. Além de ser um importante Pólo de atração de investimentos privados, confirmado pela pesquisa da Câmara Americana de Comércio no Recife (AMCHAM) indicando a cidade como a preferida dos investidores locais que pensam em investir nos próximos anos, com 36,84% da preferência”, explanou o Prefeito Renildo Calheiros.
Os debates no plenário foram alternados por intervenções especiais, como a do presidente do comitê municipal de Olinda, Luciano Moura, que destacou o esforço dos militantes na mobilização e abordou aspectos da luta política na cidade. Além de Renildo Calheiros que levantou o plenário ao dizer que falava ali “não como prefeito de Olinda, mas como militante do PCdoB”. E a Deputada Federal e Vice-Presidente Nacional do PCdoB, Luciana Santos que destacou o desenvolvimento da cidade, a luta que se avizinha nas eleições presidenciais, momento de oportunidade para ampliar o debate sobre os caminhos para o Brasil avançar nas mudanças. Também fizeram intervenções especiais o Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e vice-presidente do estadual partido, Marcelino Granja e o presidente estadual e membro da direção nacional do PCdoB, Alanir Cardoso, onde discorreram, dentre outros assuntos, sobre a situação política nacional e as teses do Congresso.
No final do evento, 400 novos camaradas foram filiados ao Partido, representados na mesa por Juliana Bizon – jovem artista da Cidade Alta, Wagner do Posto – Enfermeiro, militante dos movimentos pela livre orientação sexual e importante liderança de Rio Doce, Alexandre – Presidente da COOTRAOL (Cooperativa de Transporte Complementar de Olinda), Monica – Liderança de Jardim Brasil e Jorge Prestanista – Ex-vereador e importante liderança do bairro do Monte, que foi eleito para o Comitê Municipal do PCdoB.
A direção municipal eleita na Conferência passa a contar com 33 membros, dois a menos que na anterior, dos quais 39,4% são mulheres, contando com uma renovação de 30,3%, passando ter 10 novos membros, dentre eles o Prefeito Renildo Calheiros e o Vereador Fernando MJ. Segundo secretário de Organização, Matheus Lins “Mesmo Olinda contando com um comitê municipal consolidado e com quadros experientes, inclusive vários figurando entre os membros dos Comitês Estadual e Central do partido, num esforço coletivo, foi exercitada a renovação e a alternância entre seus membros, com vários quadros sendo destacados para outras tarefas”.
Em suma o secretário de comunicação do PCdoB de Olinda, Sidney Mamede explana: “Sai da Conferência um partido forte e renovado para os desafios que se avizinham, preparado para construir os caminhos rumo às vitórias em 2014 e para os desafios de fazer ainda mais e melhor pelo povo de Olinda”.
Segue relação em ordem alfabética dos membros eleitos para o novo Comitê Municipal.
Alexandre Alves – Professor, Mestre em Ensino de Ciência, Membro da Escola Nacional do PCdoB, Secretário de Formação do CM cessante e Coord. Geral da Zona Rural da PMO.
Arnaldo Bastos- Engenheiro e Secretário Executiva de Manutenção Urbana de Olinda.
César André Pereira Advogado, Membro da Comissão Política do CM cessante e Procurador-Geral de Olinda.
Clarence Santos- (Pastor) Teólogo, Especialista em Filosofia da Religião, Pastor, Secretário de Juventude do CM e Diretor de Gestão Administrativa da Secretaria de Educação.
Cristina Santiago- Servidora Pública da Saúde de Olinda, membro do CM cessante e Presidenta do Conselho Municipal de Saúde.
Edleuza Gomes – Professora, Mestranda em Ciência da Educação, Membro do CM cessante e Diretora de Ensino da Secretaria de Educação de Olinda.
Ednalva Liberato -(Nalvinha) Bacharel em Direto, Membro do Comitê Municipal cessante e
Coordenadora Geral do Núcleo da União Brasileira de Mulheres (UBM) em Olinda.
Élcio Guimarães- Administrador de Empresas, especialista em Finanças e em Marketing, Membro do CM Cessante, Secretário de Comunicação de Olinda e Diretor do Olinda Futebol Clube.
Enison Hipolito Engenheiro – Secretário de Finanças do CM cessante e Secretário-Executivo de Urbanização Integrada de Olinda.
Fernando- MJ Estudante de História e Vereador de Olinda.
Gisela Pires- Membro da Comissão de Formação do CM cessante e Secretária Executiva de Administração de Olinda.
Guilherme Carapeba- Estudante de História, Presidente Municipal da UJS – União da Juventude Socialista.
Hilda Gomes Engenheira- Vice-Presidente do CM cessante, do Comitê Estadual e Secretária de Obras.
Isadora Garcia- Professora de Educação Física, especialista em Educação Física Escolar, Membro do Comitê Estadual, do CM cessante e Coordenadora do Projovem Urbano.
Ivone Chalu Pacheco- Professora de História, especialista em Sociologia, Secretária de Movimentos Sociais do CM cessante, Membro do SINTEPE e Assessora da Secretaria de Obras.
Jacilene Oliveira – Graduação em Marketing, ex-militante da UJS e Diretora Administrativa e Financeira da Secretaria de Obras.
Jorge Bartolomeu Geógrafo- membro do CM Cessante, Presidente do Comitê Distrital 100ª zona e Assessor da Deputada Luciana Santos.
Jorge Prestanista- Graduado em Gestão em RH, Pós-graduando em Segurança Pública, Ex-vereador, Líder Comunitário do Monte/Bultrins.
Laudijane Domingos- Historiadora, com especialização em Ciência Política, Secretária da Mulher dos Comitês Estadual e Municipal cessante, Diretora de Proteção Social Básica da SDSCDH/PMO.
Luci Siqueira- Membro da Comissão de Organização do CM cessante e Assessora Especial do Prefeito de Olinda.
Luciano Moura- Formação em Engenharia Civil, membro do Comitê Estadual, Presidente do PCdoB/Olinda, Secretário de Governo de Olinda, ex-Deputado Estadual e ex-secretário Executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
Lysa Jennifer Pedagoga- especialista em Gestão da Educação, Servidora Municipal, Chefe do Departamento de Gestão Escolar da SEDO/PMO e da CTB – Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.
Magaly Andréa – Graduada em Gestão em RH, Membro da Executiva do Núcleo da UBM em Olinda, Presidenta da Associação de Moradores do Monte, Membro do CM cessante e Chefe do Departamento de RH da Secretaria de Educação de Olinda.
Marcelino Granja – Engenheiro Civil, Membro dos Comitês Central e Vice-Presidente estadual do PCdoB, Membro da Comissão Política do CM cessante e Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
Marcelo Soares – Membro do CM cessante, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Olinda.
Márcia Souto – Assistente Social, Membro do CM cessante e Secretária de Educação de Olinda.
Matheus Lins Históriador, Ex-presidente da UJS em Olinda, Secretário de Organização do CM cessante e Coordenador de Juventude de Olinda
Olavo Olinda – Membro do CM cessante, Secretário Executivo de Orçamento Participativo e Articulação Social de Olinda.
Pedro Henrique – Administrador, especialista em Saúde Pública e Diretor de Média e Alta Complexidade da Secretara de Saúde de Olinda.
Renildo Calheiros – Geólogo, Membro das Comissões Políticas dos Comitês Central e Estadual do PCdoB, Ex-Deputado Federal e Prefeito de Olinda
Sérgio (Orobó) Campos- Graduado em Gestão em RH, Secretário de Relações Institucionais do CM cessante e Assessor Especial Comunitário da Secretaria de Serviços Públicos de Olinda.
Severino Barbosa (Biai) – Bacharel em Direito, Membro da Comissão Política do CM cessante; Vereador de Olinda.
Sidney Mamede – Gestor Público, pós-graduando em Ciência Política, Secretário de Comunicação do CM cessante, membro Comitê Estadual e Chefe de Gabinete do Prefeito de Olinda.
Do Portal Vermelho