No próximo dia 25/03, quarta-feira, às 15 horas, o Partido Comunista do Brasil comemora, na Câmara dos Deputados, 93 anos de atuação na política nacional e 30 de legalidade. O partido foi fundado em 25 de março de 1922 por trabalhadores e intelectuais com o objetivo de aprofundar a participação popular e garantir direitos sociais à sociedade brasileira. Essas bandeiras permanecem no campo ideológico e programático da legenda.
Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), é impossível falar de democracia no país, sem que o partido seja parâmetro. “Não há como se pensar em avanço, em liberdade, luta social e amplas reformas sem falar do PCdoB.”
De acordo com a vice-presidente nacional do partido, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), “é necessário ressaltar a forte presença do PCdoB nos movimentos sociais e na história política do Brasil. Sempre à frente dos debates na defesa democracia, dos direitos humanos e de políticas públicas capazes de extinguir desigualdades sociais”.
No aniversário da legenda, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, destaca que “o Partido Comunista do Brasil é uma marca destacada da luta política avançada, uma exigência histórica do desenvolvimento da sociedade brasileira, e se entrelaça com a história política do país no século 20 e início do século 21”.
Além de atrações culturais, haverá homenagens. Entre os nomes destacados, estarão o de Rabelo e o de Haroldo Lima, primeiro líder da Bancada após a redemocratização em 1985.
OUÇA AQUI o nosso programa de rádio especial sobre os 93 anos do PCdoB
Fonte: Assessoria de Comunicação da Liderança do PCdoB