Neste cinquentenário da ditadura militar nos deparamos com muitas histórias de coragem e resistência. São histórias duras, tristes, cruéis, mas que nos revelam a face dos verdadeiros heróis e heroínas do nosso povo. Gregório Bezerra, Diógenes Arruda, Dinalva Conceição “Dina”, Dilma Roussef, Alanir Cardoso, Luciano Siqueira, Luci Siqueira, Helenira Rezende, Jô Moraes, Gilse Consenza… São tantos nomes e histórias de dor e superação em defesa da democracia, de um sonho de país melhor e mais justo.
Hoje é dia de lembrar, de mergulhar na nossa história, extrair essa memória em grande parte oculta, não contada. Dedicar nossa homenagem aos que deram sua vida por essa luta. Dedicar nosso respeito aos que sobreviveram e permanecem na batalha. Olhar para o passado com olhos de quem quer construir o futuro. Para que não se esqueça, para que não mais aconteça!
Luciana Santos
Fotos: Presidenta Dilma Roussef, Diógenes Arruda e João Amazonas, Gregório Bezerra
Fotos: Acima: Hoje deputada Jô Moraes, Helenira Rezende e Liége Rocha. Abaixo: Presos de Itamaracá, entre eles (sentado camisa xadrez) Alanir Cardoso, presidente do PCdoB em Pernambuco.