O evento que começou nesta quinta-feira (27) e segue até amanhã serve de preparatório para a II Conferência Nacional de Educação, que irá ocorrer em fevereiro de 2014, em Brasília-DF
A deputada federal Luciana Santos, participou da cerimônia de abertura do evento. Para ela o debate contribui para a construção de uma nova forma de pensar a educação. “Os desafios na educação em Olinda ainda são muitos, mas o município tem muito do que se orgulhar por ter índice de analfabetismo praticamente zero”, enfatizou a deputada.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença de representantes sindicais, entidades estudantis, do vereador Marcelo Santa Cruz (PT), representando a Câmara de Vereadores de Olinda, do secretário de governo Luciano Moura, representando o prefeito Renildo Calheiros e outros secretários municipais.
A secretária de educação de Olinda, Márcia Souto, em seu discurso ressaltou o desafio que o município enfrenta no setor e esclareceu a importância da realização do evento. “Precisamos sair dessa conferência com respostas para somar a um papel importante na conferência nacional, e hoje a participação popular é fundamental para esse processo”.
A Conferência Municipal de Educação traz como tema este ano a ‘Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração’. A palestra de abertura ficou por conta da professora Dra. Márcia Ângela Aguiar, presidente da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) e presidente do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco.
Amanhã, no segundo dia do evento, as explanações serão da deputada estadual Teresa Leitão, presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, da professora Antonieta Trindade, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), do professor do Centro de Educação da UFPE José Luis Simões, da Assessora Especial do Gabinete do Prefeito a professora Judite Botafogo e do Secretário de Meio Ambiente de Olinda Roberval Veras.
Do Recife,
Desirée Machado