Foi divulgado nesta quarta-feira (3), o levantamento elaborado pelo Diap com os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Mais uma vez a deputada federal Luciana Santos aparece no seleto grupo como uma das principais articuladoras do parlamento.
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, de acordo com o DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores. O PCdoB tem seis parlamentares na lista — Alice Portugal (BA) Daniel Almeida (BA) Jandira Feghali (RJ) Luciana Santos (PE) Orlando Silva (SP) e a senadora Vanessa Grazziotin (AM). No recorte de gênero, 13 mulheres, entre deputadas e senadoras, fazem parte do grupo, quatro delas são do PCdoB.
“Mais uma vez o PCdoB aparece muito bem nesse levantamento. Metade da nossa bancada faz parte da lista do Diap, o que reflete o reconhecimento da justeza do nosso comportamento e a coerência da nossa política”, avalia a deputada Luciana, presidenta nacional do PCdoB. Ela explica que o partido busca tratar as questões políticas com amplitude, lealdade e de forma coerente com seu programa nacional.
“Diante de uma situação política tão complexa e delicada, a maturidade política da nossa bancada faz a diferença. Acreditamos no engajamento e no diálogo para a construção do que entendemos como justo e necessário em defesa dos interesses nacionais e do povo brasileiro. Para a bancada do PCdoB o Brasil está acima de quaisquer interesses menores, esse nosso jeito de agir nos credencia como parlamentares respeitados e respaldados por nossos pares e pela sociedade civil ”, finalizou.
De Brasília;
Ana Cristina Santos
Foto: Richard Silva