Movimentos Sociais realizam coletiva sobre PLIP da Reforma Política Democrática

Banner coalizao logo480

Banner coalizao logo480

As mudanças nas regras eleitorais e a proposta dos movimentos sociais para a Reforma Política serão tema de uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (20), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco, a partir das 14h. A atividade marca o início da semana nacional de mobilização pela reforma política democrática.

A audiência é uma iniciativa da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, um grupo formado por 110 das mais representativas entidades e movimentos sociais do país. Na coletiva o projeto será apresentado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), Pedro Henrique Reynaldo Alves, pelos jornalistas Ivan Moraes, do Centro de Cultura Luiz Freire e Cátia Oliveira, do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom). Representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da União Brasileira de Mulheres (UBM), da União Nacional dos Estudantes (UNE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Sem Terra (MST) também participarão.

A deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) é uma das 163 parlamentares que manifestaram apoio à proposta. Ela participará da entrevista coletiva. “É muito válido iniciativas que possam ampliar o debate a respeito do projeto da Reforma Política Democrática. A mudança nas regras eleitorais é um tema importante que impacta diretamente na vida de todas as pessoas. No Congresso Nacional estamos debatendo essas mudanças, é importante que a sociedade também discuta, opine e participe da decisão”, explica.

Os quatro pontos principais da proposta são a proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha; eleições proporcionais em dois turnos; Paridade de gênero na lista pré-ordenada e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes. O projeto precisa de 1 milhão e 500 assinaturas para ser enviado ao Congresso.

Serviço:

Entrevista Coletiva sobre Reforma Política Democrática
Onde: Rua do Imperador Pedro II, 235 – Santo Antônio– Recife/PE
Quando: Sexta-feira, 20/03/2015 às 14h
Mais informações: http://www.reformapoliticademocratica.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *