Ministra participa de reunião da Comissão de Cultura

thumbnail_1365451693.jpg

thumbnail_1365451693.jpg

Após reunião da CCult o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cultura se encontrou para debater suas pautas

resize_1365451693.jpg

A ministra Marta Suplicy participou da reunião da Comissão de Cultura (CCult), na quarta-feira (3). Com significativa presença de parlamentares e representantes dos movimentos sociais e de artistas. Após reunião o Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cultura se encontrou para debater suas pautas para 2013.

A ministra Marta Suplicy participou da reunião da Comissão de Cultura (CCult), na quarta-feira (3). Com significativa presença de parlamentares e representantes dos movimentos sociais e de artistas, a ministra fez um balanço das políticas do governo federal voltadas à cultura e a arte, salientando o esforço prioritário do MinC para aprovação do Sistema Nacional de Cultura sobre a importância do Vale-Cultura para o acesso democrático aos bens culturais e o apoio aos CEOs, além de outras ações que podem parecer pequenas, mas viabilizam a produção nas mais diversas manifestações artísticas. 
 

“O acesso à cultura é formador, gera conhecimento e gera crítica por isso é tão importante garantir ao povo esse acesso que permite comparar e gerar outra visão de mundo”, disse a ministra.

""
 

Logo após a reunião da CCult o conselho consultivo da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cultura se reuniu no plenário 14. A deputada Luciana Santos ajudou na coordenação dos trabalhos, ao lado da presidenta da CCult e da Frente de Cultura, deputada Jandira Feghalli. Entre as definições o grupo decidiu propor uma subcomissão dentro da CCult para discutir alternativas de ampliação do orçamento da Cultura, bem como criar uma ouvidoria para o colegiado e eleger a nova diretoria executiva da Frente. 
 
Representando Pontos de Cultura, o professor Marcelo Alves, conhecido como Marcelo das Histórias, levantou a possibilidade de se criar um sistema de ouvidoria na Comissão de Cultura, que é também presidida pela deputada. O objetivo do canal é dar vazão às reclamações, dúvidas e sugestões dos movimentos populares culturais: “Desta forma podemos absorver a demanda que vem dos Pontos de Cultura e de outras manifestações culturais comunitárias”, aponta o militante.

""

Representando o grupo Mídia Fora do Eixo, Pablo Capilé destacou a necessidade de acabar com o preconceito contra o terceiro setor e maior organização do setor de Economia Criativa: “Hoje você não tem um escopo organizado do que é esse tipo de economia e que incentivo ele recebe. É preciso que o governo esclareça isso”, destaca.
 
A Frente marcou para final deste mês a eleição da nova formação da diretoria executiva, incluindo a nomeação dos novos membros do Conselho Consultivo: “Acho que o prazo para dar espaço de tempo entre a nomeação da nova presidência e as entidades indicarem seus representantes seja de um mês, mais ou menos no fim de maio”, destacou Jandira Feghali.
 
Participaram do encontro o músico Felipe Radicetti (Grupo de Ação Parlamentar), Patrícia Ferraz, do Fórum ou Comissões Nacionais de Pontos de Cultura, Haroldo Ceravoldo, Andrea Borde, Alexandre Santinni, Mario Lima Brasil, Andre Valuche, Pablo Capilé, Andre Valuche, Luis Felipe Marques, Gésio Passos e Juliana Campos.
 
De Brasília;
Ana Cristina Santos

Com site da dep. Jandira Feghali.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *