Luciana participa de homenagem aos 25 anos da CONASEMS

thumbnail_1371067901.jpg

thumbnail_1371067901.jpg

Confederação Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS foi homenageada em sessão solene da Câmara dos Deputados.

resize_1371067901.jpg

Confederação Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS foi homenageada em sessão solene da Câmara dos Deputados.

Na segunda-feira (10), o plenário Ulysses Guimarães recebeu uma sessão solene em homenagem aos 25 anos da Confederação Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). A sessão, solicitada pela deputada Cida Borghetti, reuniu parlamentares, representantes do Ministério da Saúde e secretários municipais de todo o país.

""

Atendendo ao convite da presidente do CONSEMS Pernambuco, Ana Claudia Callou Matos, a deputada Luciana Santos participou da sessão solene. Sob aplausos dos participantes ela homenageou, em sua saudação inicial, o primeiro presidente da CONASEMS, secretário Paulo Dantas e ressaltou sua contribuição na construção da Confederação.

Luciana afirmou que a Confederação tem efetiva contribuição na construção de um sistema público de saúde amplo e abrangente. Ela lembrou que apesar de todas as dificuldades enfrentadas desde sua concepção, e mesmo através dos anos em que o país adotou um modelo neoliberal, o SUS configura-se um modelo avançado que prima pela atenção e pela inclusão na saúde pública.

“É marcante a construção do Sistema Único de Saúde. Na década de 80 e 90, numa agenda em que vivíamos muito na defensiva, sob imposição de uma agenda neoliberal que primava e privilegiava o mercado e os serviços prestados pela iniciativa privada na contramão da necessidade de termos um sistema público robusto e arrojado que fizesse valer a inclusão e a garantia ao  direito básico para o cidadão. Apesar desse ambiente foi possível forjar o SUS a partir da base, a partir da pressão da organização da mobilização social e eu penso que esse é o principal patrimônio que nós temos, a construção política de onde nós partimos para ter hoje termos esse estágio elevado da aplicação do modelo SUS que é o modelo mais avançado porque prima pela universalização para o controle social e democracia para que, de fato ,tenhamos atenção integral para todas as pessoas”, afirmou.

O representante da Organização Panamericana de Saúde – OPAS, Joaquim Molina foi uma das pessoas que reforçou o que foi dito pela deputada: “o Brasil possui hoje um dos maiores e mais abrangentes sistemas de saúde do mundo”.

Luciana lembrou ainda que o financiamento é o principal desafio a ser enfrentado para o fortalecimento do SUS. Ela registrou que a aprovação da Emenda 29 foi uma conquista dessa legislatura, mas que é preciso avançar aprovando propostas em curso, a exemplo do projeto que determina a cobrança de imposto a todos os contribuintes com patrimônio acima de R$5,52 milhões (grandes fortunas) para financiar a área da saúde, da partilha dos royalties do petróleo e do Projeto de Iniciativa Popular que destina 10% da receita bruta do país para a saúde.

Para encerrar sua participação a deputada saudou o CONASEMS pelos 25 anos e ressaltou: “Quando tem vontade política e disposição para a luta a gente garante que o SUS fique maior e mais fortalecido. Vamos juntos Firme na Luta!”.

De Brasília;
Ana Cristina Santos


Fotos:
 Assessoria CONASEMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *