A festa contou com shows de Alceu Valença, Orquestra Contemporânea de Olinda e J. Michiles, um dos homenageados do carnaval 2013.
O coração pernambucano da deputada Luciana Santos já estava tocando ao som do frevo desde dezembro do ano passado, quando este tesouro cultural dos brasileiros conquistou o título de patrimônio imaterial da humanidade. Na noite desta quinta-feira (7), porém, a parlamentar começou oficialmente sua participação nas folias carnavalescas participando da abertura do carnaval de Olinda, cidade onde foi prefeita por duas gestões consecutivas.
Todo ano uma verdadeira maratona compõe a agenda de carnaval de Luciana. Dos blocos famosos como o Galo da Madrugada, às folias menos conhecidas em cidades como Chã de Alegria ou Igarassu, incluindo os inúmeros blocos pré-carnaval, ela atende tantos convites quanto for possível. E não reclama. “Essa é uma festa linda, popular, de inegável identidade com nosso povo e nossa cultura. Gosto de ver esse povo que diz na fantasia o que sente e o que espera”, comenta com um sorriso no rosto.
Carnaval em Olinda
Em Olinda a abertura contou com os shows de Alceu Valença e Orquestra Contemporânea de Olinda, na Praça do Fortim do Queijo. Também estiveram presentes o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, secretários e deputados de ambas as cidades além do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. Esse ano, além da tradicional cobertura nas redes sociais, a prefeitura promete transmissão ao vivo da festa através do site: www.carnaval.olinda.pe.gov.br
“Esse carnaval tem um significado ainda maior porque é o ano em que o frevo virou patrimônio imaterial da humanidade. Esse ritmo cheio de significados, próprio da nossa cultura e que tem origem na resistência dos escravos, hoje, brilha como uma cena pernambucana”, afirmou Luciana durante a festa. O título foi concedido pela Unesco, em dezembro de 2012, em Paris.
Luciana irá participar também da abertura do carnaval do Recife que acontecerá nesta sexta-feira (8), no Marco Zero. Você pode conferir a cobertura completa do carnaval pernambucano no site da FUNDARPE.
Da Redação;
Com Clareana Arôxa.