Nesta segunda-feira (24), a deputada Luciana Santos e líderes da minoria e da oposição na Câmara dos Deputados se reuniram com representantes de vários movimentos sociais para conversar sobre a pauta do governo no Congresso Nacional e ouvir o posicionamento destas entidades sobre questões importantes como a PEC 241, a PEC do Ensino Médio e as mudanças no regime de concessão da Petrobrás, entre outros temas.
O encontro aconteceu na sala de reuniões da liderança da minoria e contou com a participação de lideranças do movimento estudantil como UNE, UBES e ANPG, de centrais sindicais como CUT e CTB, da UNEGRO, UNALGBT e de representação do Comitê Pró-Democracia do Congresso Nacional, entre outros.
“Ouvir a sociedade civil organizada neste momento em que estamos diante de um dos maiores ataques à democracia é fundamental. Essas medidas em curso são estruturantes e vão interferir na vida dos brasileiros durante muito tempo, então é preciso que sejam discutidas pelo conjunto da sociedade”, afirmou Luciana.
“Cabe a nós parlamentares nos somarmos aos movimentos sociais para resistir ao ataque aos direitos e propor alternativas que ajudem o país a superar a crise e voltar a crescer com inclusão e justiça social”, completou.
Manifestações de rua acontecem desde a tarde da segunda-feira, contra a PEC 241. Na tarde desta terça-feira movimentos sociais entregaram ao presidente da Câmara caixas com 325 mil assinaturas contra a PEC 241, colhidas através de manifesto na plataforma Avaaz.
De Brasília;
Ana Cristina Santos
Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara