Luciana Santos protocola Frente Parlamentar em Defesa da Democracia

A deputada federal Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB, protocolou nesta quinta-feira (14), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Democracia. “Essa frente parlamentar tem o objetivo de sinalizar a necessidade do debate – que também reverbere fora do Congresso – sobre o significado de um processo de impeachment para a população brasileira. Porque isso não é um fato qualquer, nós estamos aqui numa situação institucional muito grave, e o fato não pode ser tratado eminentemente como uma disputa política…”, comentou a deputada Luciana em coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

O documento que oficializa o grupo parlamentar conta com a assinatura de 186 deputados e 27 senadores. “Acho relevante a iniciativa e a decisão de vários parlamentares se posicionarem para fortalecer uma Frente dessa natureza. As assinaturas não significam, necessariamente, que esses parlamentares votarão contra o impeachment, até porque tem muita gente que votará contra e ainda não assinou”, explicou Luciana. “Mas esse já é um número que simboliza um sentimento da Casa, é uma demonstração clara de que temos número para barrar essa tentativa de golpe e a Frente trabalhará para ampliar esse número”, completou.

De acordo com o requerimento de criação da Frente, o coletivo se propõe a atuar na defesa da Democracia como princípio, dado o momento de grande complexidade no cenário da política brasileira, onde as instituições e a legitimidade do voto estão sendo postos em cheque.

“Nós estamos o tempo todo afirmando que nesses termos, sem fundamentos legais e sem crime de responsabilidade, não tem outro nome, esse processo de impeachment é um golpe. O que estamos assistindo é um embate político, a tentativa de forças políticas que querem impor uma agenda retrógrada para o país; uma agenda que significa retirar conquistas e ameaçar o patrimônio brasileiro”, enfatizou a presidenta do PCdoB.
Assista ao vídeo da coletiva de imprensa: facebook.com/deputadalucianaoficial

De Brasília;

Ana Cristina Santos

Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara