Nesta terça-feira (10), a deputada Luciana Santos recebeu em seu gabinete, em Brasília, uma comitiva de representantes do Conselho Nacional de Políticas Culturais. O grupo veio apresentar a preocupação dos agentes e ativistas culturais com a perspectiva de extinção do Ministério da Cultura, num possível governo do vice-presidente Michel Temer. O recado foi claro: “os beneficiários dos programas de cultura nos últimos 12 anos estão organizados para resistir à extinção do Ministério da Cultura”.
Para a deputada Luciana a organização do setor é fundamental. Ela disse que tem procurado acompanhar essa discussão e que “estimular a cultura do planejamento e a cultura de base com políticas como pontos de cultura são princípios defendidos pelo PCdoB”.
“Diante da ameaça de retrocesso, de todos os pontos de vista, tem reflexo direto na cultura. O cenário de intolerância que vivemos deve gerar grandes atrasos na perspectiva do campo cultural e nós temos que nos preparar para isto”, afirmou.
Luciana disse ainda que no âmbito do mandato, assim como da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, colegiado do qual faz parte, e da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, estará à disposição para trazer as preocupações ao Parlamento e contribuir para que as políticas culturais continuem avançando e contribuindo para a formação e reconhecimento do povo brasileiro.
De Brasília;
Ana Cristina Santos