Luciana participará do 14º Coneb da UNE

thumbnail_1358426060.jpg

thumbnail_1358426060.jpg

Encontro acontecerá na UFPE, em Recife, e reunirá mais de 3.500 centros e diretórios acadêmicos de todo o país entre os dias 18 e 21 de janeiro. 

resize_1358426060.jpg

Atendendo ao convite da União Nacional dos Estudantes (UNE), a deputada Luciana Santos participará neste sábado (19), de um dos debates do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). Ela discutirá o “Financiamento Público de Campanhas Eleitorais no Brasil”, em uma mesa que contará com a presença de Ivan Valente, presidente do PSOL; Roberto Amaral, vice-presidente do PSB e de Márcio Cabreira, representante do Partido Pátria Livre (PPL). 
 
Vice-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana acredita que o financiamento público de campanhas é um ponto estratégico na reforma política discutida no Congresso Nacional. Ela defende que o financiamento exclusivamente público tornará a disputa mais igual entre os partidos e candidatos, e permitirá um maior controle por parte da Justiça Eleitoral e da Receita Federal. O debate acontecerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE), a partir das 10h. 
 
A luta pela reforma universitária – do manifesto de Córdoba aos nossos dias
 
O CONEB é um importante espaço de diálogo do movimento estudantil. Cada encontro tem início com a mobilização nas universidades, onde tem início o debate e são escolhidos os representantes de cada entidade, chamado delegados. 
 
Nessa edição a UNE conquista mais um recorde: 3.500  diretórios acadêmicos (Das) e centros acadêmicos (CAs), de todos os estados brasileiros, participarão do evento. Na última edição o número chegou a cerca de 2.400 entidades mobilizadas. 
 
Além da troca de ideias sobre movimento estudantil e conjuntura nacional e internacional, os estudantes deliberam sobre os rumos do movimento estudantil. Os delegados exercem o direito de voto em plenárias onde aprovam resoluções importantes sobre a luta dos estudantes brasileiros. É certamente um espaço rico para o exercício da pluralidade e da democracia. 
 
Comissão da Verdade

""

""
Este CONEB terá, também, um momento único de resgate histórico. A UNE lançará sua própria Comissão da Verdade, com o objetivo de investigar, apurar e esclarecer os casos de jovens perseguidos, torturados e mortos pela ditadura civil-militar, entre eles os de pelo menos 46 dirigentes da entidade, como o seu ex-presidente Honestino Guimarães.
 
“O silêncio é alimentado pelo tempo, tem sede da própria velhice. Quanto mais demora, mais forte e poderoso se torna”. Na próxima sexta (18), os estudantes brasileiros quebrarão o silêncio de quase cinco décadas, posicionando-se, mais uma vez, na vanguarda da política nacional, na busca por justiça e pela reparação da nossa história. 
 
De Brasília;
Ana Cristina Santos

Confira a programação completa:

""

 
 
14º CONEB 
A luta pela reforma universitária – do manifesto de Córdoba aos nossos dias
 
18 a 21 de janeiro de 2013 – sexta a segunda-feira
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife
 
18 de janeiro de 2013
8h às 18h: Recepção e credenciamento dos participantes do 14º CONEB da UNE
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
18h às 20h: Abertura do 14º CONEB da UNE
Exibição do curta metragem: Arquivo Honestino Guimarães – 16’40”
Direção: Paula Damasceno
Tema: Lançamento da Comissão da Verdade da UNE
 
Convidados: Paulo Abrão (presidente da Comissão de Anistia), Paulo Vanucchi (ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos – SDH), Cláudio Fonteles (jurista e coordenador da Comissão Nacional da Verdade – CNV), Mateus Guimarães (sobrinho de Honestino Guimarães e membro do Comitê pela Verdade Memória e Justiça do DF)
 
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
20h às 22h: Exibição do longa metragem “Repare Bem”
Diretora: Maria de Medeiros
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
20h às 22h: Alimentação
Local: Restaurante do 14º CONEB
 
19 de janeiro de 2013 – sábado
 
08h às 10h: Café da manhã
Local: Restaurante do 14º CONEB
 
10h às 12h: Ciclo de debates de conjuntura
Tema: A juventude na luta por um novo Brasil
Convidados: Raul Amorim (Coordenador da Juventude do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST), Paulo Vinícius Santos Silva (Secretário de Juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB), Lea Marques Silva (representante da Secretário de Juventude da Central Única dos Trabalhadores – CUT), Pablo Capilé (Fora do Eixo), Pedro Campos (ex-secretário geral da UNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema: Democratização da mídia
Convidados: Altamiro Borges (secretario nacional para Assuntos de Mídia do PCdoB e presidente do Instituto Barão de Itararé), Laurindo Leal Filho (sociólogo, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP), Nelson Breve (presidente da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC), Carlos Lupi (presidente do PDT)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema: Financiamento público de campanhas eleitorais no Brasil
Convidados: Luciana Santos (deputada federal pelo PCdoB de Pernambuco e vice-presidenta do PCdoB), Ivan Valente (presidente do PSOL), Roberto Amaral (vice-presidente do PSB), Márcio Cabreira (representante do Partido Pátria Livre – PPL)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
12h às 14h: Almoço
Local: Restaurante do 14º CONEB
 
14h às 18h: Ciclo de debates sobre reforma universitária do 14º CONEB da UNE
Tema 1: Os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE)
Convidados: José Pimentel (senador pelo PT do Ceará e relator do Plano Nacional de Educação – PNE no Senado), Daniel Iliescu (presidente da UNE), Francisco das Chagas Fernandes (coordenador do Fórum Nacional de Educação – FNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 2: Democratização do acesso à universidade, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Convidados: Manuela Braga (presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES), Luiz Cláudio Costa (presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP), Sérgio Custódio (presidente do Movimento dos Sem Universidade – MSU), Weverton Rocha (deputado federal pelo PDT do MA)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 3: A luta por assistência estudantil nas universidades brasileiras
Convidados: Ronaldo Crispim Sena Barros ( professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB e coordenador do Fórum de Assuntos Comunitários e Estudantis – Fonaprace), Antônio Simões Silva (representante da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação – Difes do MEC), João Luiz Martins (reitor da Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop), Mauricio Fernando Bozatski (secretário da Secretaria de Assuntos Especiais Estudantis da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS), Anderson Campos (assessor da presidência da Central Única dos Trabalhados – CUT)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 4: Pesquisa e inovação tecnológica no ensino superior
Convidados: José Luiz de Lima Filho (representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC), Celso Pinto de Melo (presidente da Sociedade Brasileira de Física – SBF), Luana Bonone (presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos – ANPG), Emerson Leal (professor de física da Universidade Federal de São Carlos – Ufscar)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 5: Hospitais universitários, Sistema Único de Saúde (SUS) e o desafio da saúde pública brasileira
Convidados: (representante da coordenadoria de Hospitais Universitários e Residências de Saúde do Ministério da Educação – CGHURS do MEC), Hugo da Costa Ribeiro Junior (diretor do Hospital Universitário Professor Edgar Santos – Hupes e presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino – Abrahue), Beatriz Rodrigues Abreu da Costa (doutora e presidenta da Associação Nacional de Médicos Residentes – ANMR), Maria do Socorro (presidenta do Conselho Nacional de Saúde – CNS), Natalino Salgado Filho (reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e presidente da comissão de hospitais universitários da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 6: Mobilidade acadêmica e cooperação internacional
Convidados: Paulo Speller (reitor da Universidade da Lusofonia Afro Brasileira – Unilab), Targino de Araújo Filho (reitor da Universidade Federal de São Carlos – UfsCar e presidente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo – AUGM), Ricardo Guardia Lugo (presidente da Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes – Oclae), Bruno Vanhoni (assessor de Relações Internacionais da Secretaria Nacional de Juventude), Alvaro Maglia (professor da Universidad de la República Uruguay – Udelar)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 7: Extensão como componente fundamental da formação acadêmica / 13º Seminário Nacional do CUCA
Convidados: Sandra de Fátima Batista de Deus (professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão – Forproex), Lucas Ramalho Maciel (coordenador da coordenadoria de Relações Estudantis do Ministério da Educação – MEC), Ubiratan Cassano (ex-coordenador do Projeto Rondon pela UNE), Mariana Berto Leal (Rede Unida e membro da Comissão Nacional do VER-SUS – Vivências e Estágios na Realidade do SUS)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 8: O sistema de avaliação educacional no ensino superior brasileiro
Convidados: Robert Evans Verhine (professor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes), Maria Cristina Falcão Raposo (diretora da Diretoria de Avaliação e Planejamento Institucional da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Rodrigo Pereira (mestre em educação e ex-diretor da UNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 9: Democratização do acesso à universidade, Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantis (Fies)
Convidados: Paula Branco Melo (diretoria de Políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação – MEC), Valmor Bolan (presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do ProUni – Conap), Antônio Corrêa Neto (diretor da Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF do Fundo de Desenvolvimento da Educação – FNDE), Fabiana Costa (doutoranda em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP), Márcio Carvalho (coordenador de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Juventude – SNJ)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 10: A universidade e a vocação pelo desenvolvimento regional
Convidados: Antônio Inácio Andrioli (vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS), Jaime Amorim (coordenador da Escola Florestan Fernandes), Tania Bacelar (professora do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Julianeli Tolentino de Lima (reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
18h às 20h: Abertura do 13º Seminário Nacional do CUCA
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
22h às 02h: Atividade Cultural
Local: Concha Acústica da UFPE
 
20 de janeiro de 2013 – domingo
 
08h às 10h: Café da manhã
Local: Restaurante do 14º CONEB da UNE
 
10h às 12h: Debate principal

Tema: A luta pela reforma universitária: do Manifesto de Córdoba aos nossos dias
Convidados: Aloízio Mercadante (ministro da Educação – MEC), Eduardo Campos (governador de Pernambuco), Silvia Carolina Scotto (reitora da Universidade Nacional de Córdoba – UNC), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado (reitor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Daniel Iliescu (presidente da UNE)
Local: Teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
 
12h às 14h: Almoço
Local: Restaurante do 14º CONEB da UNE
 
14h às 18h: Ciclo de debates sobre reforma universitária do 14º CONEB da UNE
Tema 11: O papel da universidade para o desenvolvimento nacional
Convidados: Luiz Gonzaga Belluzzo (economista e professor da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Ennio Candotti (físico e diretor do Museu da Amazônia), Márcio Pochmann (ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea), Olival Freire (físico e coordenador da secretaria do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 12: O papel da cultura na universidade / 13º Seminário Nacional do CUCA
Convidados: Juana Nunes (diretora da Diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura do Ministério da Cultura – MinC), Antônio Albino Canelas Rubim (secretario de Cultura do Estado da Bahia), Alexandre Santini (ex-coordenador geral do CUCA da UNE e coordenador do Programa Ação Griô), Gabriel Alves (presidente do CPC da Umes), Leonardo Bulhões (ex-diretor da UNE e diretor da Fundarpe),
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 13: Democracia e participação na universidade de hoje
Convidados: Paulo Henrique Rodrigues (coordenador da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras – Fasubra), Marinalva Silva Oliveira (professora da Universidade Federal do Amapá – UFAP e presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Andes), Flávio Lúcio Vieira (representante do Fórum dos Professores de Instituições Federais do Ensino Superior – Proifes), Valmir Assunção (deputado federal pelo PT da Bahia), Louise Caroline (ex-vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes – UNE)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 14: Regulamentação do ensino superior privado
Convidados: Adércia Hostin (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee), Sólon Hornidas Caldas (diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – Abmes), Newton Lima Neto (deputado federal pelo PT de São Paulo e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados), Jorge Rodrigo Araújo Messias (secretário da Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação – Seres MEC), Antônio Ananias (ex-diretor da UNE e membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do ProUni)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 15: O papel da universidade na melhoria da educação básica
Convidados: Heleno Araújo (representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE/PE), Martinha Clarete Dutra dos Santos (diretora de Políticas de Educação Especiais do Ministério da Educação – MEC), Denio Rebello Arantes (reitor do Instituto Federal do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif), Dalila Andrade (professora de políticas públicas e educação do programa de pós-graduação da UFMG), Paulo Rubem Santiago (deputado federal pelo PDT de Pernambuco)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 16: Um novo currículo para a universidade brasileira
Convidados: Naomar de Almeida Filho (ex-reitor da Universidade Federal da Bahia – Ufba), Maria Lúcia Cavalli Neder (reitora da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 17: Autonomia e qualidade nas universidades estaduais
Convidados: Rangel Júnior (reitor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), Carlos Calado (reitor da Universidade de Pernambuco – UPE e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem), Marcelino Granja de Menezes (secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco), Júlio Cezar Durigan (reitor da Universidade Estadual Paulista – Unesp)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 18: Mulheres transformando a universidade
Convidados: Lucia Stumpf (ex-presidenta da União Nacional dos Estudantes – UNE), (representante da Universidade Federal do Amazonas – Ufam), Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes (vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Elba Ravane (secretária de Mulheres da Prefitura da Caruaru), Carolina Teixeira Alencar (membro do Conselho Nacional de Mulheres), Fabíola Paulino (ex-diretora de mulheres da UNE e militante da Marcha Mundial das Mulheres)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 19: Democratização do acesso a universidade, a lei de cotas
Convidados: Felipe Freitas (diretoria de Programas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR), André Lazaro (pesquisador da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais – Flacso), Thiago Thobias (assessor do Ministério da Educação), Clédisson Júnior (membro do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial – CNPIR)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
Tema 20: A expansão do sistema federal de ensino superior
Convidados: Amaro Henrique Pessoa Lins (secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação Sesu/MEC), Carlos Edilson de Almeida Maneschy (reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA e presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes), Inácio Arruda (senador pelo PCdoB do Ceará)
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
18h às 20h: Encontros da UNE
Temas: Encontro de entidades estaduais, federações e executivas de curso, frentes de luta e áreas de atuação da UNE
Convidados: Presidentes das entidades e diretores da UNE
Local: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA da UFPE)
 
20h às 22h: Jantar
Local: Restaurante do 14º CONEB da UNE
 
22h às 02h: Atividade Cultural
Local: Concha Acústica da UFPE
 
21 de janeiro de 2013 – segunda-feira
 
08h às 10h: Café da manhã
Local: Clube Português
 
10h às 14h: Plenária final do 14º CONEB da UNE
Local: Clube Português
 
14h às 16h: Almoço
Local: Clube Português
Mais informações: www.une.org.br
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *