Luciana participa de comemoração do Dia da Consciência Negra em Pernambuco

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro, o governador Paulo Câmara entregou, na tarde desta segunda-feira (21.11), no Palácio do Campo das Princesas, a Medalha Solano Trindade a cinco personalidades do Estado que se destacaram com ações em favor da afirmação da identidade negra. Durante o ato, o chefe do Executivo estadual também assinou um decreto que ajudará o Governo de Pernambuco a desenvolver ações voltadas para a população negra.

O decreto institui a inclusão do quesito raça ou cor nos sistemas de informação, avaliação, monitoramento, coleta de dados censos, ações e programas no âmbito de Administração Pública estadual direta e indireta. A deputada Luciana Santos destacou a importância de medidas que ajudem a construir diagnósticos sobre a população negra. “Não haverá política pública se não tiver diagnóstico sobre as necessidades da população. Esta medida mostra a disposição de desenvolver políticas públicas voltadas ao combate à desigualdade racial e, consequentemente, de inclusão da população negra”.

Luciana ressaltou que em situações adversas como o cenário de crise econômica que perpassa o mundo e, no caso brasileiro, agravado pela crise política, é preciso dedicar um olhar mais atento a dimensão da luta contra a opressão. “Nesses momentos de adversidade vem com muita força o sentimento de intolerância, de conservadorismo exacerbado, que estamos assistindo pelo mundo. Isso exige que tenhamos mais convicção e firmeza ao defender os direitos sociais e a bandeira da igualdade e da justiça”.

A deputada parabenizou os homenageados, disse que se sentia orgulhosa pela luta que desempenham no estado e lembrou que para as mulheres negras a opressão pesa duplamente. As cinco personalidades negras escolhidas pelo Conselho Estadual de Promoção à Igualdade Racial para receberem a Medalha Solano Trindade foram Soni Santos, representada, na ocasião, por Rosimeri Santos; Inaldete Pinheiro; Walfrido José da Silva; Edvaldo Ramos; e a instituição Afoxé Alafin Oyó, representada por Fabiano Santos.

Além da assinatura do decreto, o governador também recebeu o documento elaborado pelas Mulheres Negras por meio de escutas realizadas junto às pastas de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, da Mulher e de Saúde em prol de políticas públicas para o movimento. “Esse documento será analisado e iremos realizar um plano de ação para implementar as medidas ali propostas para focarmos nas mulheres negras”, assegurou Câmara.

De Brasília;
Ana Cristina Santos
Com Ascom/Gov. PE

Foto: Rafael Furtado