A Universidade Federal de Pernambuco – UPFE está na lista das melhores instituições de ensino do mundo. O resultado da pesquisa divulgada esta semana pelo QS World University Ranking foi comemorado pela deputada Luciana Santos, nas redes sociais. A pesquisa realizada desde 2004 considera na sua metodologia diversos quesitos para realizar a classificação, como a produção de trabalhos de pesquisa; a estrutura da instituição; a visão que os estudantes e funcionários possuem da universidade; a média de estudantes por professor; e a presença de alunos e colaboradores internacionais.
O comprometimento com a defesa da educação pública e de qualidade sempre permeou a trajetória política de Luciana Santos. Foi assim enquanto gestora e parlamentar. Durante seu mandato, a parlamentar foi voz ativa na aprovação do Plano Nacional de Educação, que destina 10% do Produto Interno Bruto – PIB para a área e, também, 100% dos royalties e 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação.
Para que essa conquista saia do papel e faça com que mais escolas e universidades brasileiras estejam entre as melhores do mundo, a parlamentar convoca toda a sociedade e comunidade acadêmica para se apropriar dessas recentes conquistas. “Todas as pessoas precisam se apropriar das recentes conquistas de financiamento para a educação e lutar para que elas se tornem realidade, para que seja efetivamente implantada”, comenta.
Luciana que concorre à reeleição, também defende o fortalecimento do ensino superior estadual. Ela e o candidato a deputado estadual, Marcelino Granja, apresentaram manifesto com propostas para ampliar os avanços na Universidade de Pernambuco – UPE. O documento foi elaborado após diversos debates com a comunidade acadêmica.
Os professores, funcionários e estudantes que participaram do processo de elaboração do manifesto reconhecem a trabalho de Luciana e Marcelino quando estiveram à frente da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia – SECTEC. A conquista da gratuidade e o processo de interiorização da UPE são marcas relembradas por lideranças como o reitor Carlos Calado e Melka Pinto, presidenta da União dos Estudantes Pernambucanos UEP.
Texto – Fabiane Guimarães
Foto – Google Imagens