
“ Gostaria de parabenizar a mulher e a profissional Tuca Siqueira, pela contribuição à história do nosso país, e por lançar com sua arte, com seu trabalho, a semente de um mundo melhor, mais livre e mais justo“.
Pronunciamento deputada Luciana Santos
Plenário Ulysses Guimarães 29/05/2013
Senhor Presidente;
O Brasil tem feito um esforço no sentido de resgatar sua história, montar um quebra-cabeças a partir da memória de homens e mulheres vítimas da intolerância e da truculência de um regime que entre 1964 e 1985 cometeu terríveis crimes contra o povo brasileiro, e especificamente, contra os militantes de esquerda desse país.
Nesse cenário de busca pela verdade, gostaria de saudar uma jovem e competente diretora, Tuca Siqueira, que na última segunda-feira (27), lançou o documentário A Mesa Vermelha; um resgate da memória de 23 ex-presos políticos que militaram no Estado durante a ditadura militar e compartilharam a experiência do cárcere na Casa de Detenção e na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá.
Em 2011 ela dirigiu com a mesma dedicação e brilhantismo o emocionante “Vou contar para os meus filhos”, que resgata a memória das ex-presas políticas de Pernambuco, encarceradas e torturadas na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor.
Esses projetos foram realizados pelo Movimento Tortura Nunca Mais em Pernambuco e pelo Projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia; aos quais gostaria de dirigir meu respeito e admiração e exaltar a importância estratégica desses movimentos para o resgate da história, para o fortalecimento da democracia e para a edificação da cidadania.
Por fim, gostaria de parabenizar a mulher e a profissional Tuca Siqueira, pela contribuição à história do nosso país, e por lançar com sua arte, com seu trabalho a semente de um mundo melhor, mais livre e mais justo.
Obrigada.
Luciana Santos
Deputada Federal (PCdoB/PE)