O auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire recebeu, na noite desta quinta-feira (10/09), centenas de pessoas para a abertura oficial da VI Conferência Municipal da Mulher do Recife. O encontro é promovido pela Prefeitura do Recife e pelo Conselho da Mulher do Recife e acontece entre os dias 10 e 12 de setembro.
A deputada Luciana Santos participou da mesa de abertura — que contou também com as presenças do vice-prefeito do Recife Luciano Siqueira, e da secretária de Meio Ambiente da capital, Cida Pedrosa, além de outras lideranças ligadas à causa da Mulher na cidade e em Pernambuco — e proferiu a palestra de abertura da conferência.
“Se estamos aqui para esse debate, é por que a gente tem uma diferença: nós temos consciência da opressão, nós temos consciência da luta pela igualdade para buscarmos uma sociedade mais igualitária”, disse Luciana em sua fala inicial. A deputada seguiu comentando os marcos legais conquistados após anos de enfrentamento e lutas, mas citou também a necessidade de manter o foco na construção de políticas mais efetivas: “O que precisamos é de uma agenda permanente, que precisa ter um caráter transversal para integrar Educação e Saúde, poe exemplo, que está no dia-a-dia das mulheres”, reivindicou.
“Acredito que devemos sair dessa conferência com algumas tarefas. Como a manutenção e ampliação de alguns organismos da nossa política para as mulheres, e um fundo para as nossas políticas públicas…”, disse a integrante da Coordenação Nacional da União Brasileira das Mulheres, Irene Freire, que acompanhou o ato de abertura. “O debate sobre Mais Mulheres na Política, que a deputada Luciana trouxe para nós hoje, é fundamental por que estamos vivendo um momento de muito conservadorismo em nossa sociedade, o que também é reflexo de uma política que envolve uma falsa concepção de sociedade libertária. Então, esse é o momento para debatermos.” , enfatizou ela.
De acordo com Luciana esse foi mais um importante encontro com gestoras públicas e agentes sociais ligadas à pautas que integram as suas lutas no dia-a-dia como parlamentar. Nesta sexta-feira a parlamentar deve participar de mais um fórum importante da área, a Conferência de Mulheres do município de Jaboatão.
Do Recife;
João Paulo Seixas