A deputada participou do 2º Encontro de Mulheres da UBES que aconteceu nesta segunda (21) dentro da programação do 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES (ENG)
Os estudantes secundaristas lotaram o auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFPE, nesta segunda-feira (21), para o 2º Encontro de Mulheres da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). O debate contou com a deputada Luciana Santos, com a diretora de mulheres da UBES, Rejeane Paixão, além de Ana Gabriela Fontana do movimento Olga Benário.
Para a deputada Luciana, é preciso lutar pelo protagonismo e autonomia da mulher com políticas públicas mais arrojadas. No Brasil, metade da população é composta por mulheres que representam mais de 50% da força de trabalho do país. No entanto, as trabalhadoras recebem 69% dos salários que normalmente são pagos aos homens e apenas 17% delas têm carteira de trabalho assinada.
A deputada avalia que a discussão da questão da mulher no ambiente escolar é essencial para a formação de uma sociedade mais igualitária. “Os livros didáticos não tratam do assunto. É preciso trazer o debate sobre a violência doméstica, sobre a exploração sexual e outras questões que envolvem a mulher para a sala de aula”, disse a deputada.
O 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES (ENG) aconteceu entre os dias 18 e 21 e contou com uma programação bastante agitada com oficinas, painéis de debates, esportes, festival de cultura.
Do Recife,
Desirée Machado