Luciana comemora o aniversário de 481 anos de Olinda

481 anos depois de Duarte Coelho enviar o Foral para o então rei de Portugal, D.João III, descrevendo todos os lugares e benfeitorias existentes na Vila de Olinda, a cidade – que hoje é Patrimônio da Humanidade – segue como nascedouro de grupos e agentes de resistência, seja cultural ou política. “Comemorar o aniversário de Olinda com o olindense, nas ruas e nas ladeiras, é gratificante demais pra gente que já construiu história nessas mesmas ruas e com a ajuda desse povo”, comentou a deputada federal e presidenta do PCdoB, Luciana Santos.

Coco, maracatu, frevo, bonecos gigantes e o tradicional bolo com mais de 400 kg compuseram a programação da festa (confira a programação completa: http://bit.ly/223pWgD). A deputada Luciana esteve na abertura oficial do evento, no concerto inaugural da Orquestra Clássica de Olinda, com regência do maestro Israel de França, no Palácio dos Governadores, sede da prefeitura. No local se apresentaram: Coral Encanto de Olinda, Grupo Cultural Brincante Popular, Afoxé Ylê de Egbá, a banda Combo X, Derico Alves e, fechando a programação do sábado, Reginho, a partir das 23h20.

Luciana assistiu, ainda, a assinatura da declaração de Patrimônio Cultural Imaterial para o Terreiro de Pai Edu, aprovada pelo Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda. A Casa, como templo religioso, ficou marcada por envolver-se em projetos e ações sociais promovidas pelo seu fundador, sendo frequentada por figuras representativas da sociedade brasileira nas artes, na cultura, na política e no esporte assim como pelo povo em geral. Pai Edu na sua luta de resistência a favor do culto e de tradições ajuda a elaborar e promulgar leis como a Edmir Regis que afasta dos cultos a fiscalização policial. Por sua trajetória, torna-se símbolo, referência e agrega valores ao nosso Patrimônio Imaterial como ilustre filho de Olinda.

No domingo (13) as comemorações continuaram com, entre outras atividades, o 2° Passeio Ciclístico em homenagem aos 481 anos da cidade, com largada e chegada no Parque do Carmo.

De Olinda;
João Paulo Seixas.