Luciana assina pauta de reivindicação dos Trabalhadores Rurais de Pombos

Pombos

Pombos

Trabalhadores rurais da cidade de Pombos, conhecida como a terra do Abacaxi, receberam a deputada Luciana Santos na manhã deste sábado (6), para apresentar a pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais da região. A atividade aconteceu na sede do sindicato e foi muito concorrida, contando com a participação de mais de 100 pessoas.

Luciana destacou a importância da agricultura familiar como uma das atividades econômicas mais dinâmicas do país, responsável por 70% dos alimentos da mesa dos brasileiros. Ela reafirmou seu compromisso com os trabalhadores. “Toda essa pauta vocês podem contar com a minha voz, a minha força, para pressionar os órgãos federais e garantir as conquistas”.

Entre as reivindicações propostas no documento estão a defesa de uma política de redução do uso indiscriminado dos agrotóxicos, inclusive com aumento da carga tributária e a liberação urgente da construção de casas populares pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Conheça abaixo algumas reivindicações apresentadas:

· Isenção total da dívida agrícola de nossos agricultores/as familiares com valores de até 20 mil reais, haja vista a estiagem enfrentada nos últimos 18 meses. Acima desse valor renegociação sem avalista.
· Isenção do CAR (Cadastro Ambiental Rural) para agricultores/as familiares que possuem até um hectare, desde que seja detentor de posse a mais de 10 anos comprovadamente.
· Que o governo federal determine a EMBRAPA produzir e distribuir sementes crioulas/nativas para agricultores/as familiares. Pois até então ela só está fazendo e produzindo sementes transgênicas para o agronegócio individualizando a permanência e a sustentabilidade das famílias do campo.
· Política de redução do uso indiscriminado dos agrotóxicos, inclusive com aumento da carga tributária.
· Reforma Agrária.
· Concurso público para médico perito nas APS (Agência da Previdência Social).
· Liberação urgente na construção de casas populares pelo PNHR (Programa Nacional de habitação Rural) e redução da burocracia na apresentação da documentação exigida pela Caixa Econômica Federal.

De Pombos;
Fabiane Guimarães
Foto: Jan Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *