
O 14º Conselho Nacional de entidades de Base (CONEB) promoveu um debate com a presença de lideranças partidárias.
O 14º Conselho Nacional de entidades de Base (CONEB) promoveu, na manhã do sábado (19/01) um debate sobre o financiamento público de campanhas do tema com a presença de lideranças partidárias.
Entre os convidados, estavam a deputada federal e vice-presidente do PCdoB, Luciana Santos, o presidente do PSOL, Ivan Valente, o secretário geral do PT, Elói Pietá, o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, e o representante do Partido Pátria Livre (PPL), Márcio Cabreira.
Segundo Ivan Valente, o atual modelo de financiamento privado é a raiz da corrupção no Brasil. ‘’ Enquanto não houver o fim do financiamento privado, o fim da interferência econômica no processo eleitoral, enquanto os monopólios interferirem no processo, eles vão cobrar a fatura depois. Bancos e empreiteiras estão aí para defender os seus interesses em detrimento aos interesses do povo’’, falou.
O poderio de grandes empresários sobre legislativos e executivos foi apontado como o principal problema do modelo vigente.
‘’Conforme dados do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a cada três deputados, um é empresário. Onde está a representação dos trabalhadores? Precisamos acordar pra isso’’, comentou Luciana Santos.
Com informações do portal da UNE