Retroescavadeiras e motoniveladoras servirão para auxiliar no enfrentamento aos efeitos da estiagem
Municípios do semiárido pernambucano receberam na manhã desta sexta-feira (28) equipamentos que ajudarão a enfrentar os efeitos da estiagem. A entrega faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e vai beneficiar, ao todo, 153.772 agricultores familiares.
A cerimônia contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, dos deputados federais Luciana Santos, Fernando Ferro, Severino Ninho e Pedro Eugênio, do senador Humberto Costa, do secretario estadual de agricultura e reforma agrária, Aldo Santos, além dos prefeitos das cidades contempladas.
Ao todo foram entregues 98 máquinas, 33 retroescavadeiras e 65 motoniveladoras, para 85 municípios do Estado. A deputada Luciana Santos ressaltou a importância da execução de obras estruturantes como a transposição do Rio São Francisco e a adutora do Agreste. Além disso, a deputada reforçou a necessidade de ampliar a linha de crédito para as cidades atingidas pela seca.
De acordo com o ministro a entrega de equipamentos está priorizando o Semiárido. “Nosso foco principal é quem está sofrendo com a seca. Municípios com decreto de situação de emergência são nossa prioridade e eles vão receber cinco equipamentos, cada. Os mais de cinco mil municípios brasileiros que se enquadram nas regras do PAC 2 vão receber 18 mil equipamentos até o primeiro semestre de 2014”, garantiu.
Os equipamentos poderão ser retirados pelas prefeituras a partir do dia 1º de julho, de acordo com um cronograma que será divulgado nesta sexta. As cidades do interior terão que enviar um operador de máquinas para retirá-las no estacionamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Rodovia BR-101, ao lado do Posto Fiscal da Polícia Rodoviária Federal.
De Recife,
Desirée Machado