Montador Marcílio José da Silva (à esquerda) ao lado de colegas de trabalho do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. “É um prazer imenso, uma grande honra participar de uma obra tão grande. A questão do emprego melhorou muito em Pernambuco com obras como essa. Muita gente antes trabalhava na usina, na cana e hoje tem um emprego melhor e consegue dar uma vida melhor para sua família”, garante.
A deputada Luciana Santos integra a comitiva da presidenta Dilma Rousseff que está no Complexo de Suape, em Ipojuca (PE), nesta quinta-feira (14) para a viagem inaugural do petroleiro André Rebouças e para cerimônia de batismo do navio Marcílio Dias.
O André Rebouças é a nona embarcação a entrar em operação das 49 encomendadas a estaleiros nacionais pelo Programa de Modernização e Exportação da Frota (Promef). Ele tem a finalidade de exportar petróleo cru retirado no pré-sal e só sua construção foi responsável pela geração de mais de 2 mil empregos diretos no País.
Os dois navios, que são do tipo suezmax, têm capacidade de transporte de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. Essa embarcação atende às limitações do Canal de Suez, no Egito: largura de 48 metros e calado de 17 metros.
No momento, há 14 navios encomendados pela Transpetro a estaleiros nacionais em diferentes fases de construção, sendo seis no estágio de acabamentos. Só a construção do navio petroleiro André Rebouças foi responsável pela geração de mais de 2 mil novos empregos no País. Já o Marcílio Dias gerou 1,7 mil novos postos de trabalho.
Em sua fala a presidenta Dilma destacou que o Brasil agora produz navios com alto valor agregado e valorizou a capacidade de produção do povo brasileiro. “Chegamos aqui hoje porque rompemos uma realidade de estagnação da indústria naval brasileira. A reimplantação da indústria naval no Brasil fez com que incorporássemos tecnologia, melhorássemos a formação dos nossos trabalhadores e gerássemos emprego e renda. O que nós queremos é produzir no Brasil o que pode ser produzido no Brasil”, enfatizou.
Para a deputada Luciana a decisão de levar a indústria naval para o nordeste foi determinante para o enfrentamento da histórica desigualdade regional no nosso país. Pelo Twitter ela destacou os principais momentos da solenidade. “Bendine, presidente da Petrobras anuncia mais um recorde de produção de barris de petróleo. Só do pré-sal, 800 mil Barris por dia! Ela é nossa!”, comemorou.