A Comissão de Cultura realizou na manhã desta segunda-feira (5), no Palácio dos Governadores, em Olinda, sessão de debates sobre a tradição dos Maracatus e sua importância para a cultura brasileira. A atividade atendeu requerimento da deputada Luciana Santos e contou com a participação de gestores públicos, pesquisadores e maracatus da região.
“O Maracatu é uma das expressões culturais mais ricas do nosso país. É importante fazer valer a identidade do povo brasileiro e o fortalecimento dessas expressões”, comentou a deputada Luciana Santos, que presidiu a sessão.
A deputada afirmou que a manutenção dessas expressões culturais é fruto da perseverança e do esforço daqueles que fazem a cultura permanecer viva, cuidando e passando as tradições através das gerações. “A força da nossa cultura deve muito a esses homens e mulheres que com determinação ajudam a perpetuar as nossas tradições e com a força da sua paixão, das suas convicções, das suas ideias mantém viva as expressões de cultura e arte mais caras ao nosso povo”, comentou.

Participaram da discussão a presidente da Fundarpe Marcia Souto, representando o secretário de Cultura, Marcelino Granja; o secretário de Cultura de Olinda, Lucilo Varejão; Bernardo Contramestre, do Maracatu Nação Pernambuco; Afonso Gomes de Aguiar, do Maracatu Leão Coroado e Manoelzinho Salustiano da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco.
Os vereadores olindenses Fernando MJ, Mônica Ribeiro e Júnior Alves também prestigiaram a sessão. Durante o debate Kátia Paz e Nilo Oliveira, do Maracambuco, os artistas plásticos Silvio Botelho e Tiago Amorim; Pedro Salustiano e outros participantes, representantes de maracatus, de conselhos de cultura e de organizações culturais do estado apontaram aspectos da valorização da cultura popular e ressaltaram a importância de instituir um dia nacional de homenagem os maracatus para o reconhecimento desta expressão cultural e sua valorização.
Por Ana Cristina Santos;
Fotos: Diego Galba