
Não é segredo para este País a importância de Gilberto Freyre para a compreensão da nossa cultura e para o entendimento acerca de nossas raízes culturais e sua importância para a construção do Brasil enquanto Nação. No próximo dia 23 de maio, nós seremos presenteados com mais uma face importante do legado de Freyre, com o lançamento do livro Gilberto Freyre e as aventuras do paladar, da pesquisadora Letícia Cavalcanti.
Não estarei em Pernambuco nesta data, mas gostaria de parabenizar desde já a pesquisadora, autora desse livro, pelo trabalho que certamente contribuiu para o reconhecimento do papel de Freyre no tocante aos valores culturais locais e, consequentemente, nos leva a compreender melhor através da alimentação e dos hábitos alimentares, as nossas origens, a nossa cultura, o nosso País.
Muito obrigada, Sr. Presidente.
Peço para dar como lido.
PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELA ORADORA
Gilberto Freyre e as aventuras do paladar, de Letícia Cavalcanti, é resultado de uma pesquisa viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), editada pela Fundação Gillerto Freyre; que será lançado no próximo dia 23 de maio, no Pátio Café, em Recife, Pernambuco.
Foram utilizadas fotos, ilustrações e desenhos do acervo pessoal do próprio Gilberto Freyre para mergulhar num personagem intenso, curioso explorador dos sabores do próprio berço, mas igualmente entusiasmado com os temperos do resto do mundo, conforme escreveu Vanessa Lins, para a Folha de Pernambuco do dia 9 de maio de 2013.
A publicação está dividida em 19 capítulos: Imagens — cheiros e sabores; O paladar de um gourmet; À mesa com Gilberto Freyre; Sabores de longe; O colonizador português; O índio; O escravo africano; Outros povos; O oriente; Os trópicos; Regionalismo; Assucar e outros livros de receitas; Cozinha brasileira; Cozinha pernambucana; Casa, cozinha e cozinheiros; O doce e amargo açúcar; bebidas; Pratos e alguns de seus ingredientes; e Frutas.
Essa publicação é um resgate importante da contribuição de Gilberto Freyre ao observar a culinária como fenômeno cultural. Por isso, quero saudar a pesquisadora Letícia Cavalcanti pelo seu trabalho e por mais essa obra que nos leva de volta à cozinha, às nossas origens, à essa fonte tão rica de saberes, de identidade e de história do nosso povo e da nossa Nação.
Era o que tinha a dizer.