Srs. Deputados e Sras. Deputadas,
Amanhã esta Casa receberá mais uma atividade de mobilização pela aprovação da jornada de 30 horas de trabalho para os trabalhadores em Enfermagem.
Gostaria de reforçar o convite feito pelo Fórum Nacional para participação na audiência pública que acontecerá amanhã, a partir das 14 horas, no Auditório Nereu Ramos.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda esta jornada, argumentando que é o melhor para pacientes e trabalhadores da saúde do mundo inteiro. O DIEESE já atestou que existe viabilidade financeira para implantação do P1. É preciso que esta Casa enfrente esse debate e vote este Projeto que está pronto para a Ordem do Dia.
Hoje o Brasil conta com aproximadamente 1 milhão e 400 mil profissionais de enfermagem, trabalhando diariamente com a assistência às pessoas nas mais diversas situações. Esses profissionais precisam ser valorizados e ter asseguradas condições de trabalho e de qualificação.
Quero reforçar que o PL que trata da jornada de 30 horas semanais já está pronto para ser votado no plenário desta Casa. E eu fiz questão hoje de pedir na reunião do Colégio de Líderes que ele pudesse ser apreciado na Casa pela importância que isso tem para o bem da saúde brasileira.
Era o que tinha para o momento, Sra. Presidente.
Muito obrigada.