
Um ato político com a presença da presidenta Dilma Rousseff abriu a programação da 10ª Conferência Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), na última sexta-feira (29), no auditório da UNIP, em São Paulo. A atividade marcou a sucessão na presidência nacional do partido que passou de Renato Rabelo para a deputada federal Luciana Santos.
“Comparecer a um evento do PCdoB é sempre uma oportunidade de participar de um debate político qualificado. É também um compromisso político com uma aliança histórica. Eu sei que estou cercada de companheiros de caminhada”, afirmou a presidenta Dilma durante seu discurso.
A presidenta aproveitou a oportunidade para falar sobre a retomada do crescimento nacional, a reforma política e se posicionou contrária à redução da maioridade penal. (Saiba mais) Dilma Rousseff também destacou a liderança e comprometimento de Renato Rabelo à frente do PCdoB e disse que espera continuar contando com sua contribuição e seus conselhos. “Espero, Renato, continuar a contar com a sua parceria, com seus conselhos sábios, úteis e muito límpidos. Espero que iniciemos uma nova etapa, não mais como presidente, mas como um grande conselheiro”, disse.
Ela também saudou a deputada Luciana e lembrou que desde que conheceu a deputada Luciana, ainda prefeita de Olinda, teve certeza de seu carisma e competência. “Estou aqui também porque acho que é um momento especial em que o PCdoB passará a ser presidido por uma mulher e do quilate e estatura da Luciana. Ela é especial e merece todo nosso respeito e admiração. Luciana saberá honrar a história de luta desse partido. Saberá honrar a biografia de João Amazonas e a riqueza de caráter de Renato Rabelo”, finalizou a presidenta.
Riqueza nos debates

Além do ato com a presidenta da República, os 321 delegados e cerca de 200 convidados, debateram a política internacional, a situação da política nacional e as perspectivas do PCdoB para o futuro. (Leia o documento final da Conferência ). Em sua resolução os comunistas enfatizaram a necessidade de “forjar uma ampla frente de forças políticas e sociais, democráticas, patrióticas e progressistas com o papel destacado da esquerda, em defesa da democracia e do mandato da presidenta Dilma; contra a corrupção e pelo fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais; em defesa da Petrobras, da engenharia e economia nacional, e pela retomada do crescimento econômico, garantia dos direitos trabalhistas e sociais”.
Emoção e homenagens
O momento marcou a despedida de Renato Rabelo da presidência do partido, função que assumiu em 2001. Militantes, familiares e amigos do partido saudaram e reverenciaram Renato Rabelo, destacando sua capacidade de liderança, firmeza e coerência. No encerramento do encontro a deputada Luciana prestou homenagem ao líder comunista em um elogio ao seu legado, que ela chamou de “um Partido Comunista forte e influente, contemporâneo”.
“Quero registrar que em 13 anos de presidência, diga-se em mares nunca dantes navegados, o Partido sob a presidência de Renato não cometeu nenhum erro grave, que comprometesse nosso processo de acumulação de forças. E este é um feito extraordinário”, registrou Luciana.
Governador Paulo Câmara prestigia posse de Luciana
No domingo (31), o ato que marcou a posse de Luciana Santos na presidência contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e do deputado estadual Waldemar Borges (PSB), líder do governo da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira, fez a saudação de boas vindas a Câmara e Borges em nome do Comitê Central do PCdoB.
Lideranças do partido, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; as líderes de bancada na Câmara e no Senado, Jandira Feghali e Vanessa Grazziotin, respectivamente, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros, do governador do estado do Maranhão, Flávio Dino; e do vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira, que fez a saudação de boas vindas a Câmara e Borges.
Veja fotos dos principais momentos no nosso Facebook
De Brasília;
Ana Cristina Santos
Fotos: Tom Dib/Criadores de Imagens e Assessoria deputada Luciana