Nesta terça-feira (7), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realiza debate sobre direito à cidade, reforma urbana e o papel do patrimônio histórico nas grandes cidades. A reunião acontece por iniciativa da deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) e deve abordar a experiência dos movimentos sociais voltados à luta dos direitos à Cidade, como o Movimento Ocupe Estelita no Recife e o Movimento Existe Amor em SP na capital paulista.
“A luta pelo direito à cidade e pelo direito à moradia, assim como a preservação da identidade e da memória são temas atuais e que exigem reflexão do Parlamento e da sociedade porque impactam diretamente na vida das pessoas”, explicou a deputada. Ela defende o debate sobre a lógica excludente que pauta o modelo urbanístico de crescimento das grandes cidades e a participação popular na construção de um novo padrão de intervenção urbana.
Participarão do debate Jurema Machado, presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional – IPHAN; Flávio Nassar, professor da Universidade Federal do Pará – UFPA; Antonio Alexandre da Silva Junior, secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife – PE; Sergio URT, publicitário e ativista dos direitos humanos; Fernando Sato, membro do Coletivo Casa da Lapa – SP e Liana Cirne Lins, professora da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e doutora em Direito Público.
A reunião acontecerá no plenário 8, no anexo II, a partir das 15h e será transmitida em tempo real através do site da Câmara. (http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/ao-vivo/transmissoes-do-dia)