A Comissão de cultura elegeu na tarde desta quarta-feira (26) sua nova presidência para o ano de 2014. Por unanimidade os parlamentares escolheram a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) como presidente. A deputada Luciana Santos, que é presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura do Congresso Nacional, foi eleita vice-presidenta na mesma chapa.
A Comissão de cultura elegeu na tarde desta quarta-feira (26) sua nova presidência para o ano de 2014. Por unanimidade os parlamentares escolheram a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) como presidente. A deputada Luciana Santos, que é presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura do Congresso Nacional, foi eleita vice-presidenta na mesma chapa. Os deputados Onofre Santo Agostini (PSD/SC) e Evandro Milhomen (PCdoB/AP), serão os 2º e 3º vice-presidente, respectivamente.
A deputada Alice Portugal ressaltou que o fato desse ser um ano atípico não será impedimento para a pauta de fortalecimento da cultura brasileira. Ela destacou que a Lei de Direitos Autorais, a articulação para votação do Pro Cultura em Plenário, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 150/2003, além de debates relacionados ao racismo em esportes e eventos culturais, e a proteção de patrimônio cultural, de obras de artes e dos museus estão na pauta da parlamentar para 2014.
Por sua vez Luciana disse que se sentia honrada por estar na condição de vice-presidenta. Ela reafirmou que a principal identidade do povo brasileiro é a sua cultura. “O principal legado que nós podemos carregar é a afirmação da identidade cultural do nosso povo”, explicou Luciana.
Ela enumerou algumas pautas importantes para a Comissão de Cultura, a respeito do fortalecimento do Vale-Cultura e do Sistema Nacional de Cultura. “Precisamos dar à Cultura a dimensão que ela merece, que é a dimensão de política de estado”.