
“Um fantasma vestido de palhaço percorre a América Latina: O Fantasma da Cultura Viva Comunitária” (Ivan Nogales – Bolívia)
O fantasma vestido de palhaço percorre as cidades, as regiões, as terras, os pontos, os sons e as cores do Brasil, neste caminho rumo ao coração latinoamericano, no altiplano da Bolívia, a 3600 metros de altitude.
Reuniu-se com os secretários de Cultura do estado e da cidade de SP, do DF e do RJ e com representantes do Ministério da Cultura, e estas instituições assumiram compromissos concretos de apoio e parceria. Esteve no Congresso Nacional, onde falou para o plenário da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, garantindo a participação do parlamento brasileiro no Encontro. Reuniu-se com centenas de artistas, coletivos culturais, redes, movimentos e pontos de cultura de todo o país, mobilizando e preparando a participação brasileira no encontro de La Paz. Parte desta programação está reunida e sistematizada no site lançado durante o percurso: www.caravanaporlapaz.org
Em Brasília, além do apoio do Governo do Distrito Federal para uma caravana de Brasília rumo a La Paz e do compromisso do Ministério da Cultura em apoiar o evento, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, através de sua presidente, a Deputada Jandira Feghali, se comprometeu a encabeçar a criação de um Parlamento Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária, que será lançado durante o Congresso.
Num esforço solidário, redes e coletivos culturais brasileiros começam a enviar representantes para a Bolívia a partir de abril, para colaborar na construção do Congresso nas áreas de produção, comunicação, logística, entre outras. Do lado boliviano, cidades como Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e Oruro também estão se organizando para receber as delegações e caravanas brasileiras, argentinas, paraguaias e uruguaias no percurso até o Congresso.
Brasil, Março de 2013