
O ateliê do mestre Baccaro foi palco de bate-papo sobre cultura e política, nesta segunda-feira (25), com a presença da deputada Luciana Santos e de Marcelino Granja, candidatos do PCdoB à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, respectivamente. No frescor da varanda, entre as pinturas de Baccaro, estiveram presentes mais de cinquenta artistas, representantes das mais diversas formas de expressão cultural da cidade de Olinda.
A atuação de Luciana Santos no Congresso Nacional, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura foi destacada por diversos participantes. O produtor cultural Energia, representante do ponto de cultura Diálogos, relembrou a articulação da parlamentar na aprovação da Lei Cultura Viva e do Sistema Nacional de Cultura – SNC. Para ele, o momento é para a efetivação e consolidação dessas políticas públicas.
Os artistas também destacaram a importância de democratização do acesso e o financiamento para a cultura. Eles exemplificaram a falta de compreensão sobre o papel das políticas públicas criticando, entre outras ações, as emendas destinadas para pagar shows de massa, pelos deputados estaduais. De pronto, Marcelino Granja disse ser contra a medida adotada pelos deputados estaduais.
Leis aprovadas
A Lei Cultura Viva aprovada no início de julho de 2014, cria mecanismo para o funcionamento dos pontos de cultura, por meio de editais para o desenvolvimento de atividades culturais em comunidades. Já o Sistema Nacional de Cultura estimula a integração de políticas públicas pelos entre os entes federados. O Sistema aponta a necessidade dos municípios, estados e a União crie Conselho, elabore o Plano de Cultura e adote o sistema de financiamento com o Fundo.
Texto – Fabiane Guimarães
Edição – Ana Cristina Santos
Foto – João paulo Seixas/Maturi Comunicação