A deputada Luciana Santos tem lutado incansavelmente para o aumento dos recursos para a saúde no país. Na Câmara dos Deputados tem defendido o Movimento Saúde+10, que luta pela destinação de 10% dos recursos brutos do orçamento da União para o setor. O movimento reúne mais de quarenta entidades do movimento social e conseguiu recolher cerca de 1,5 milhões de assinaturas para apresentação de projeto de iniciativa popular, na Câmara dos Deputados.
O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Ronald Ferreira dos Santos, coordenador do Movimento Saúde+10, aponta os impactos que a adoção da proposta pode ter na saúde pública. “A injeção de mais recursos tem impactos positivos imediatos para os programas já existentes, tornando possível a contratação de mais profissionais de saúde, a garantia do piso salarial dos agentes de saúde, a aquisição e a modernização de equipamentos, a redução de filas de espera e nos atendimentos, seja na atenção básica à saúde, na média e na alta complexidade”, explica.
Luciana Santos aponta como importante, a aprovação do Congresso Nacional, para ampliar o financiamento da saúde, a aprovação de 25% dos recursos dos royalties para a área que. Além disso, a parlamentar destaca que apresentou mais de 13 milhões de reais em emendas individuais, desde o início de seu mandato em 2011, para a ampliação da rede de atendimento e a melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde – SUS.
Os recursos são para a compra de equipamentos para hospitais, ampliação de maternidade e construção de Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Unidade Básica de Saúde – UBS. O aporte financeiro vai beneficiar a população das cidades de Recife, Olinda, Paulista, Pesqueira, Palmares, Sanharó, Gravatá, Correntes, Custódia, Camaragibe, Bezerros, Agrestina, Chã de Alegria, Camocim de São Felix e Machados, assim como as pessoas que moram no entorno desses municípios.
Texto – Fabiane Guimarães
Foto – Google Imagens