Foi lançado nesta terça-feira (22/11), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o livro “Reforma Política e novo projeto para o país”, do ex-deputado constituinte Aldo Arantes. O evento reuniu parlamentares, intelectuais, representantes de movimentos sociais e em defesa da reforma política.
Luciana Santos, deputada federal e presidenta do PCdoB foi uma das pessoas a homenagear o autor. “A iniciativa de escrever esse livro só revela como Aldo Arantes é um homem sintonizado com os desafios do nosso país. Nesses tempos de grande instabilidade, de crise política aguda e de ataques ao devido processo legal é que precisamos de pessoas que apresentem caminhos e perspectivas para as pessoas”, ressaltou.
De acordo com Aldo Arantes o livro procura “valorizar os acertos e identificar os erros para corrigir a dar um salto no conhecimento e nas nossas propostas. ” Ele explica que o fio condutor do livro é a experiência acumulada dele na vida política, passando pela análise o golpe parlamentar que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff do cargo de Presidenta da República, para finalizar com algumas indicações, sobretudo na esfera política, sobre as novas diretrizes do projeto para o país, “que deve ser fruto da inteligência coletiva, em um processo dialético, ouvindo a voz da sociedade e que toque o sentimento e ganhe o apoio da sociedade”.
Aldo Arantes, que faz parte da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, anunciou que o movimento pretende dar visibilidade ao projeto de iniciativa popular de reforma política, entregando ao novo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)as 937 mil assinaturas de apoio à proposta.
De Brasília
Com Portal Vermelho
Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara